
Isso depende de treino e sabedoria de construir uma comunicação sincera de almejar uma solução, a prosperidade para as partes é o que realmente impacta as pessoas. Ao comunicarmos com o coração, não apenas com o intelecto, com o cérebro, criamos conexões mais profundas e significativas. É comum observar em empresas a mecânica da comunicação fria, instrumental, afasta as pessoas e deixam ela ressabiadas de se aproximar. Você pode não perceber, mas é extamente isso que acontece no dia a dia. Nos ambientes onde as pessoas tratam outras como meras máquinas, limitando-se a cumprir tarefas, elas vão dar seu mínimo, pois não se sentem vistas. E a comunicação precisa retratar isso. Para se alcançar um ambiente de florescimento e vida, é necessário plantar sementes da comunicação, enriquecendo e cuidando das interações como se fossem um jardim: orientar, direcionar, clarificar, dar a atenção é um ato de amor.
O ciclo vicioso que muitas vezes se observa nas relações é a crença limitante de que a mudança deve começar pelo outro. No entanto, é primordial que cada pessoa assuma a responsabilidade e o autogoverno de dar o primeiro passo, como adultos e de autorresponsabilidade, desta forma comunicar-se de forma clara, empática e que contemple conhecimento sobre o tema. A comunicação deve ser alinhada com os propósitos e objetivos de cada interação, seja com colegas de trabalho, familiares ou parceiros íntimos. A adequação da linguagem, de quem está na sua frente é crucial. Portanto, é importante entender os medos e as expectativas de cada pessoa, estabelecendo uma comunicação que vá além das palavras, portanto precisa ser observado os gestos não verbais e microexpressões, que são seriamente percebidos, não menospreze isso de forma alguma.
Saber dominar as competências da oratória e desenvolver empatia é imprescindível para fortalecer esse processo. Se não sabe, compre competências, treine, mas treine muito, centenas e milhares de horas, até fazer bem feito. Pois quem não se prepara, está treinando diariamente, saiba disso, mas para fazer tudo errado. Ao alinhar nossas expectativas com as dos outros, somos capazes de construir relações de confiança e respeito. É importante lembrar que comunicar-se não deve se portar de maneira defensiva ou julgadora ou uma simples narração de histórias; deve se desejar perseguir uma transformação contínua em si e no outros, um aprendizado constantemente renovado.
Ao trabalhar fervorosamente sua habilidade de comunicação, você abrirá portas e janelas, para o florescimento em todas as áreas da sua vida. A jornada de autoconhecimento e aprimoramento na forma de se comunicar é um investimento eterno, resultando em conexões e interações sociais mais saudáveis, amizades duradouras e um ambiente de trabalho mais primoroso e feliz, pois todos podem compreender que conquistará os frutos. A comunicação, é reflexo: “A boca fala do que o coração está cheio.” Portanto, a escolha entre cultivar tristeza ou alegria, rancor ou amor, será sempre sua sua! Reflita sobre isso e entre em ação para conquistar o que deseja.
#treinamentos #projetocustomerexperience #jornadadocliente #programacustomercentric #programasdecoaching #comunicação #programadedesenvolvimentodelideres #lideranca ##programasdedesenvolvimento #desenvolvimentocontinuo #programasdecoaching #customer success #reterclientes #fidelizacaoclientes #treinamento #altocontatotreinamento #wandacristinasanchez
Veja mais conteúdos em nosso site e saiba como ajudar você a alavancar melhor sua carreira: https://altocontato.com.br
“Quer saber mais? Me envia um WhatsApp”.