O que é resiliência?

Se tornar resiliente é construir a capacidade de superar de uma situação de impacto e não ter um dano permanente e negativo.

Como a ausência de resiliência pode afetar sua vida e trazer consequências prejudiciais em momentos de crise.

Capacidade de se tornar resiliente

Segundo minhas experiências de mais de 30 anos no mercado organizacional, a falta de resiliência se apresenta em quem tem baixa tolerância, frustração, contrariedades e processos de mudanças. Podendo levar muitas vezes a perdas de empregos, famílias, separações, etc.

A resiliência pode ser aprendida?

De acordo com alguns teóricos, que estudam a psicologia positiva, todo comportamento pode ser aprendido. Recentemente li em um artigo da Harward Business Review, com Diane Coutu, especialista em desenvolvimento organizacional e resiliência, onde ela ressalta que é possível aprender a ser resiliente.

Desta forma elencamos alguns passos, de acordo com esses teóricos e vivências aprendidas:

  1. Estar preparado para crises, caos e tempestades. Portanto um primeiro passo importante é saber que o caos existe e não temos controle das situações, que vão acontecer, mesmo que façamos tudo certo.
  2. Ter um propósito e objetivos na vida para conseguir traçar um plano com algum plano, com prazos claros. Avaliando uma vida que vai poder continuar, com ou sem obstáculos.
  3. Ter criatividade para saber agir, sair do conhecido, de fazer mais do mesmo no dia a dia, para isso é aprender diariamente, a saber pensar, sentir, falar ou agir. Pode ser com outras pessoas, livros, vídeos, ter interesse por coisas diferentes. Desta forma os seus hábitos vão se modificando e aprender que existem diferentes formas de viver que a (o) levarão a caminhos com possibilidades de escolhas e de manobras.
  4. Saber que passando por algum impacto em nossas vidas, esses vão produzir emoções que podem nos sentir impotentes, menosprezados, prejudicados, injustiçados, fracassados, etc. A diferença de cristalizar ou não essas emoções é estar atento aos sentimentos,. Como esses vão tatuar em sua forma de agir no mundo é aprender com que nos acontece, filtrando todos os cenários e não jogando para dentro todo lixo.

Um início para uma vida psíquica mais saudável é dar o primeiro passo e escolher o primeiro dia, hoje.