O que é resiliência?
Se tornar resiliente é construir a capacidade de superar de uma situação de impacto e não ter um dano permanente e negativo.
Como a ausência de resiliência pode afetar sua vida e trazer consequências prejudiciais em momentos de crise.
Capacidade de se tornar resiliente
Segundo minhas experiências de mais de 30 anos no mercado organizacional, a falta de resiliência se apresenta em quem tem baixa tolerância, frustração, contrariedades e processos de mudanças. Podendo levar muitas vezes a perdas de empregos, famílias, separações, etc.
A resiliência pode ser aprendida?
De acordo com alguns teóricos, que estudam a psicologia positiva, todo comportamento pode ser aprendido. Recentemente li em um artigo da Harward Business Review, com Diane Coutu, especialista em desenvolvimento organizacional e resiliência, onde ela ressalta que é possível aprender a ser resiliente.
Desta forma elencamos alguns passos, de acordo com esses teóricos e vivências aprendidas:
- Estar preparado para crises, caos e tempestades. Portanto um primeiro passo importante é saber que o caos existe e não temos controle das situações, que vão acontecer, mesmo que façamos tudo certo.
- Ter um propósito e objetivos na vida para conseguir traçar um plano com algum plano, com prazos claros. Avaliando uma vida que vai poder continuar, com ou sem obstáculos.
- Ter criatividade para saber agir, sair do conhecido, de fazer mais do mesmo no dia a dia, para isso é aprender diariamente, a saber pensar, sentir, falar ou agir. Pode ser com outras pessoas, livros, vídeos, ter interesse por coisas diferentes. Desta forma os seus hábitos vão se modificando e aprender que existem diferentes formas de viver que a (o) levarão a caminhos com possibilidades de escolhas e de manobras.
- Saber que passando por algum impacto em nossas vidas, esses vão produzir emoções que podem nos sentir impotentes, menosprezados, prejudicados, injustiçados, fracassados, etc. A diferença de cristalizar ou não essas emoções é estar atento aos sentimentos,. Como esses vão tatuar em sua forma de agir no mundo é aprender com que nos acontece, filtrando todos os cenários e não jogando para dentro todo lixo.
Um início para uma vida psíquica mais saudável é dar o primeiro passo e escolher o primeiro dia, hoje.