O que é a ansiedade e como identificar se você sofre desse mal?
A ansiedade é um transtorno que acontece devido a tensões emocionais que as pessoas experimentam após ter experienciado uma situação que lhe causam impacto.
Sintomas da ansiedade
Essas tensões emocionais desencadeiam distúrbios desagradáveis que vai comprometendo sua qualidade de vida.
Podem ser diversos esses sintomas como: falta de ar, principalmente na parte da manhã, palpitações, boca seca, ondas recorrentes de pensamentos tristes, falta de coragem e confiança.
O sintoma mais mais significativo é um medo difuso e eminente de algo, que as pessoas não sabem muito diagnosticar.
As consequências são graves, pois com o tempo esse medo, começa a transformar sua personalidade e as pessoas perdem a direção, o foco, começa e não termina nenhuma tarefa ou objetivo a qual se propôs a fazer.
Consequências da ansiedade
Nessas últimas semanas tenho ouvindo queixas que estão sendo acentuadas pela situação do confinamento. Onde o medo atinge mais fortemente uma personalidade já ansiosa.
As consequências vem o choro fácil pela situação de desamparo e perdas que as pessoas passam a sentir. A desorganização das idéias se fundem com a disciplina que necessita para cumprir seus compromissos. Isso se torna uma sensação que vai aumentando com o passar dos meses e anos, pois a impotência se faz presente e os fracassos vão aparecendo.
Por exemplo, por não reconhecer mais seus valores, não mantêm um plano de estudos, de desenvolvimento, falta energia e coragem para o esforço, comprometendo sua auto imagem.
Ela passa a escolher qualquer trabalho pela dificuldade e sintoma de importância e menos valia.
Comprometimento de seus relacionamentos que vão se deteriorando porque o próximo caminho que a ansiedade alcança são tristezas mais profundas que a leva a um quadro de depressão. Isso significa menos energia, menos cuidado consigo mesma (o) e com a (o) outro.
E os sintomas não param por ai, atingem além do físico, os laços sociais, acadêmicos e os estruturais que garantem um bom relacionamento interpessoal.
Identificando a ansiedade
Existem diversos tratamentos para combater a ansiedade. A diferença de tratamento é que a pessoa deve analisar como está seu quadro de ansiedade.
Este reconhecimento é fundamental, medir os prejuízos que tem causado e o tempo que tem vivenciado esses cenários.
Para todos os quadros o imprescindível é a mudança de comportamento e de estilo de vida que a pessoa adota.
Desde saber que experiências lhe trazem boas ou más, experiências. Como por exemplo: saber o que gosta ou não de fazer, onde gosta ou não de ir, o que aprecia comer e o que não comer. Enfim o que lhe dá mais satisfação ou prazer e o que lhe causa profundo desagrado, mas mesmo assim persiste nesses ambientes nocivos.
Tratamentos da ansiedade
Sempre uma boa e positiva perspectiva é procurar um psicólogo que a (o) ajude a reconhecer onde estão suas dificuldades e a mudar seu comportamento. Trazer a tona uma personalidade mais segura, confiante e que reconheça em si mesmo qualidades e potenciais.
Para o quadro mais leves existem medicações naturais, homeopáticos, chás naturais, construir hábitos saudáveis de exercícios diários e optar por uma alimentação natural (menos abrir e mais descascar).
Desta forma conquistará um sono mais leve, primordial para combater os sintomas. Uma vez que o sono repõe a noite todas as perdas físicas e químicas que tivemos durante o dia.
Para os quadros mais graves o tratamento, procurando um psiquiatra é o caminho mais prudente. O que venho percebendo são muitas crenças a respeito da procura pelo psiquiatra e pelos medicamentos. Medo de viciar, medo dos efeitos colaterais, não se identificar com o profissional e por ai vai uma lista de crenças. Enquanto o quadro que a pessoa vive, vai cada vez mais afundando-a no mar de caos.
Considero que 50% do tratamento é a mudança de comportamento e 50% é a medicação, seja homeopática ou alopática.