Propósito, por onde começar no novo ano?

Significado do termo “propósito”

Como dissemos mais acima, há pessoas que chegam em momentos tão esgotantes da vida que fica impossível, na percepção dela planejar qualquer coisa. Assim, é possível definir que essas pessoas não vão querer saber de uma vida com propósito. Isso porque a palavra ‘propósito’ significa “grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa“. Nesse contexto, tudo que uma pessoa esgotada não quer é ter que fazer planos.

Por esse motivo, muita gente acaba entrando em quadros de depressão e de ansiedade. Não é exagero que uma parcela de pessoas depressivas e desesperadas pela falta e repulsa a propósitos novos acaba não encontrando muitas saídas.

Tendo essa realidade infeliz em perspectiva, confeccionamos este texto algumas etapas para você implementar para mudar o seu pensamento e encontrar forças e energia de coragem.

Estamos falando de uma vida, inerte e até depressiva. Caso a sua vida pareça meio cinza agora, isso não significa que toda ela tenha sido insignificante.

Contudo, antes disso, apresentaremos a você uma resenha rápida do livro bestseller “Uma vida com propósitos”, escrito pelo pastor americano Rick Warren.

O conceito popularizado de vida com propósito: o livro de Rick Warren. Trata-se de um fenômeno mundial não lido apenas por cristãos.

Estima-se que o livro de Warren seja um dos livros com maior vendagem da história. Em seu conteúdo, o pastor apresenta cerca de 1.200 versículos bíblicos que ajudariam os leitores a encontrar uma resposta para a pergunta feita no título.

Caso você não tenha muito interesse em literatura religiosa, saiba que nosso texto segue uma abordagem distinta. Falaremos sobre como procurar um propósito para o seu dia a dia, e não responder essa pergunta em seu lugar. Tendo em vista que Psicologia Analítica de Jung, estuda o comportamento humano a partir da perspectiva do analisando. Só você pode descobrir o seu propósito.

Segue, portanto, os 07 exercícios para conquistar uma vida com propósito e se comprometer com ela.

1. Busque o autoconhecimento

Em primeiro lugar, é necessário destacar que conhecer a si mesmo é imprescindível para ter uma vida com propósito. Se o conceito de propósito é a vontade de realizar alguma coisa, pense quais são as realizações que te faria mais feliz e com mais vontade de realizar.

Recupere as vivências que te agradaram e reflita porque foram importantes para vocês e sobre como vivê-las novamente. Comece a se perguntar: O que gosta de você? O que gostaria de mudar? Por onde pode começar? Quais são minhas preferências de locais que gosto de estar? alimentos que gosto de comer? filmes que gosto de assistir? pessoas que gosto de conviver? Como penso a vida que tive até o momento? Quais foram minhas melhores e piores experiências? Por quê? O que deu certo e o que não deu? E por ai vai uma séria de perguntas que precisa responder a si própria (o).

Existem várias formas de conquistar mais autoconhecimento, algumas são: leitura de livros; a psicoterapia, onde pode se traçar um objetivo para se trabalhar; os programas de coaching de carreira ou life coaching; podcasts com especialistas; cursos on line; (busque teóricos e intelectuais, com conteúdos e experiências para montar sua curadoria); bem como várias ferramentas de avaliação de personalidade, como o DISC, que podem auxiliar a se descobrir, pois sozinhos, realmente a trajetória pode ficar mais desafiadora e se perder.

 

2. Cuide de sua saúde

Desde sua saúde: física, mental, intelectual e espiritual, todos esses aspectos contribuem para que tenha energia de combater os grandes inimigos, que podem ser: a preguiça, a falta de foco e distrações, entre outros.

Muitas vezes se seu ânimo é pequeno, pode estar faltando vitamina no seu organismo. E serve de alerta, porque no primeiro obstáculo, você pode desistir, porque lhe falta disposição e o cansaço pode dominar.

Pense, portanto, desde fazer substituições de uma alimentação gordurosa, fast food, por exemplo, por alimentos mais saudáveis, como dizem os especialistas: “abra menos e descasque mais”; dormir um sono reparador de no mínimo 06 a 07 horas; construir pensamentos diários de mais otimismo, (ter uma realidade objetiva que a vida não é um parque de diversões e você veio para ser feliz e sim saber lidar com tudo o que a vida te oferece) e enfim, fazer algum exercício físico, nem que seja uma caminhada no sol, que libera vários hormônios do beme protege sua imunidade.

 

3. Esteja disposta (o) a mudar

Seguindo os dois primeiros exercícios acima, você precisa pensar que é um exercício, exige cadência, como escovar os dentes, deve se praticar todos os dias e mais de uma vez.

Análise quais mudanças pode começar a realizar, por exemplo: levantar uma hora mais cedo; dormir uma hora mais tarde; substituir as mídias sociais, pela leitura de um livro; substituir as maratonas de Netflix por um curso on line; investir menos nas baladas e mais na sua saúde intelectual, física e psíquica, etc.

À medida que novos objetivos e sonhos vão surgindo, você ganhará a motivação para conquistá-los. Contudo, tome cuidado para estipular metas realistas para não acabar se frustrando no caminho!

E falando em realismo, ter um mínimo de senso de organização é importante para que as suas metas se tornem alcançáveis. Sonhar com objetivos impossíveis pode ser muito prejudicial também.

 

4. Não ir pela opinião da maioria

Comece a enxergar por sua lente e seus desafios o que conquistou e o que determinou essas conquistas? Por mais simples que possa parecer, as batalhas foram suas e somente você sabe quais foram os sacrifícios feitos.

O mundo editável das mídias e redes sociais não pode ser seu parâmetro, para sua autoavaliação, aliás, não perca tempo vendo a vida de pessoas, que contam uma pequena parte de suas conquistas e nem sempre são verdadeiras ou realistas.

Veja e análise e coloque no papel tudo o que pode fazer diante do que tem na mão, desde o tempo disponível e quanto está disposto a mudar seus hábitos atuais.

Veja o que serve e o que não serve para você e não vá pela opinião da maioria das pessoas, que nem estão dispostas a pagar o preço diante de renunciar aos prazeres, conforto, preguiça e/ou tédio.

 

5. Vivencie diferentes experiências

Se afaste da mesmice, a maioria das pessoas se acomodam e ficam durante anos, na mesma rotina, no mesmo trabalho, no mesmo relacionamento, mesmo às vezes, sendo insatisfatório, com medo de viver o que pode vir pela frente.

Saiba que para dar o passo de mudança você iniciará um processo para diferentes oportunidades e algumas tomadas de decisão. Antes de anunciar, o que gosta e o que não gosta é preciso se abrir para se apropriar de um novo repertório. Uma vez que você tenha descoberto coisas novas, provavelmente elas trarão para você alguns direcionamentos para outras experiências.

Desde ir a lugares que nunca foi, como: assistir um concerto musical, uma peça de teatro alternativo; mudança de cidade aceitando uma proposta de trabalho em outro local; entrar em um grupo de executivos para ouvir e quem sabe discutir diferentes temas, etc. Estamos falando de coisas que você nem sabe se gosta.

 

6. Avalie com quem andas

Segundo a teoria do escritor americano Jim Rohn, nós somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. Em outras palavras, o meio em que vivemos inevitavelmente influencia nossas ações, pensamentos e sentimentos, e isso reflete em todas as áreas da vida: pessoal e profissional.

Ande com pessoas e /ou grupos que estejam na mesma sintonia que você, na mesma determinação de você para alcançar um propósito e viver nele.

E nem sempre você desejando mudar encontrará apoio nestas pessoas e grupos de amigos, que não estão dispostos a fazer alguma mudança, querem continuar reclamando, ou se vitimizando, o quanto foram injustiçadas, e/ou perdendo seu tempo falando mal do governo, ou não se alimentando de forma adequada, com relatos que a vida é curta e tem que curtir tudo que aparece. Mas que não possuem qualquer ação objetiva em cada tema desses e sim acatando que a vida é assim mesmo.

 

7. Estabeleça uma data para acontecer

O melhor dia é hoje e o melhor momento é agora, cuidado com expressões do tipo: “Mas eu não gosto de ler”, se quer alcançar os seus objetivos, não deve ser a vontade que deve determinar suas ações e sim a disciplina, para que se torne um hábito, que vai se transformar em seu comportamento e fazer você para passar para outro estágio.

Considerações finais

No texto de hoje, conversamos um pouco sobre como conquistar uma vida com propósito. Conte para nós nos comentários se você gostou dos 07 exercícios dicas que apresentamos! Por fim, não deixe de conferir os nossos cursos online de Coaching de Carreira! Nele, você encontra uma excelente ferramenta de conhecimento que poderá te ajudar com cada um dos 07 itens discutidos aqui. Assim sendo, não deixe essa oportunidade passar e fale conosco!

 

WANDA SANCHEZ é Psicóloga e Palestrante em Customer Services. Contribuiu com empresas como: Correios, Sabesp, AES Eletropaulo, Bradesco, Natura, Senac entre outras, é autora do Livro “Monitoria do Relacionamento com o Cliente”.

Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos “In Company” sob medida,

WhatsApp/ Telefone: +55 11 9 96013017 – atendimento@altocontato.com.br

 

 

× Como posso te ajudar?