+55 11 5081 6113

Usamos a Internet para muitas coisas, falar com parentes e amigos, ouvir música, assistir vídeos, ler e jogar. Então, e se usarmos seu potencial para buscar ferramentas on-line que ajudem a organizar as nossas finanças pessoais?
Em um estudo realizado pelo portal Consumidor Consciente, 43% dos jovens entrevistados disseram que gostariam de aprender a usar ferramentas financeiras por meio de cursos na Internet. Outros 35% disseram que consultam um blog especializado.
Além de visitar nosso blog Consumidor Consciente em busca de conselhos e dicas para melhorar a saúde de suas finanças, sugerimos 6 ações adicionais para que você aproveite ainda mais os recursos e o potencial da rede:

Pesquise sobre os produtos financeiros. Você não sabe qual cartão de crédito escolher ou qual tipo de investimento é mais indicado para seu dinheiro? Os produtos financeiros devem satisfazer o melhor possível às suas necessidades, por isso é importante pesquisar o que cada um deles oferece e qual é o mais indicado.

Comparar preços é economizar. Ao planejar fazer uma compra, o mais importante é pesquisar e comparar preços. Com a Internet não tem desculpa, é fácil pesquisar preços em diferentes lojas e encontrar a melhor oferta.

Saber onde o dinheiro está sendo gasto. A Internet oferece diversos aplicativos para celular ou computador que auxiliam a fazer o famoso orçamento, assim você consegue saber onde está gastando seu dinheiro. Esses aplicativos ajudam a administrar melhor seu dinheiro, além de mostrar quanto você tem disponível para alcançar seus sonhos.

Faça um orçamento para seus sonhos. Os passos para garantir a realização de um sonho são: ‘o quê?’, ‘quanto custa?’, ‘para quando?’ e ‘como chegar lá?’.

Para responder a primeira e a última pergunta, é preciso ter em mente a imagem daquilo que deseja ou onde quer chegar; para responder a segunda pergunta, os sites de busca da Internet são seu melhor amigo; e para traçar um plano de poupança, é preciso responder a terceira pergunta da lista.

Faça cursos em educação financeira: Existem cursos on-line que ensinam a usar as melhores ferramentas para sua formação financeira.

Acompanhe as redes sociais de educação financeira: Seguir contas especializadas do Twitter ou do Facebook ajudam a manter vivos na mente os conceitos de educação financeira aprendidos. Você pode praticar com amigos ou compartilhar o que aprendeu e, acima de tudo, contar para todo mundo como a educação financeira vem ajudando você a alcançar seus objetivos. Siga o portal do Consumidor consciente no Twitter em @su_dinero e no Facebook www.facebook.com/ConsumoInteligenteMasterCard.

Pequenas ações podem nos ajudar a aprender cada dia mais sobre a educação financeira. Acesse nosso blog em http://mstr.cd/1GJ4jpl para continuar celebrando o potencial da Internet.
Sobre o portal do Consumidor Consciente
Consumidor Consciente é um programa de educação financeira da MasterCard América Latina e Caribe. O portal do Consumidor inteligente é uma sólida plataforma educacional com ferramentas fáceis de usar para que os consumidores possam entender os princípios gerais das finanças pessoais, promover hábitos de consumo responsáveis e aprender a gerir suas finanças pessoais da melhor forma possível. Com presença no México, Brasil, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico e em toda a região por meio de seus recursos e ferramentas on-line e off-line, o programa oferece orientação financeira para portadores de cartões e consumidores de todas as idades.
The post Como a Internet promove a educação financeira appeared first on Latin America Hub.
Source: Consumidor Consciente